quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Diferentes tipos de letra:


(1) Times New Roman- é uma família tipográfica serifada criada em 1932 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos, utilizado no mundo, devido ao facto de ser a fonte padrão em diversos processadores de texto. Durante um ano, esta família de fontes ficou reservada para uso exclusivo do jornal The Times, depois foi lançada no mercado – em versões para a impressão offset e para a composição de livros, em vários pesos e cortes.
Em curto espaço de tempo, a Times New Roman tornou-se a fonte mais lida de todos os tempos, expandiu-se por todo o globo. Para outras línguas e alfabetos foram desenhadas adaptações de glifos apropriados, por exemplo em caracteres cirílicos.


(2) Garamond-  As letras de Claude Garamond estão entre os caracteres mais usados no mundo ocidental. Muitos peritos posicionam as suas romanas entre os mais belos tipos metálicos jamais concebidos, pois estes mostram um soberbo equilíbrio entre elegância e funcionalidade.
Contudo, apesar do seu significado histórico e contemporâneo, as letras genuínas de Claude Garamond só foram identificadas correctamente há cerca de 60 anos.
(3) Arial-é uma Família tipográfica sem-serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial (ou Arial Regular). Também pode designar uma fonte específica, a Arial Regular (normalmente não se utiliza o termo "regular" para uma fonte sem negrito, itálico, condensada ou expandida).
A Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo bastante famoso na história do design moderno, a Helvetica da Linotype. No entanto, são comuns as críticas à Arial que atribuem-lhe um papel de "cópia inferior da Helvetica". De fato, porém, a Arial é inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz Grotesk (a qual também serviu de inspiração ao desenho da Helvetica).



(4) Comic Sans- Em 1995 a Microsoft lançou a fonte Comic Sans, projectada em estilo de histórias em quadrinhos para ser usada em balões (como nos quadrinhos) com informações que servissem de ajuda em programas. Desde então essa fonte tem sido usada nos contextos mais variados: logos de restaurantes, exames de faculdade, cartas comerciais, informações médicas, etc. Esses abusos difundidos por via impressa ameaçam corroer com séculos de história e estudos sobre tipografia.
Apesar de reconhecermos que a fonte pode ser apropriada em alguns casos específicos, a única maneira efetiva de por fim a essa epidemia do abuso é banir completamente a Comic Sans.
Fontes tipográficas (Tipos de letra): são caracteres que correspondem a letras, números ou símbolos.O termo inglês font ou fount deriva de foundry, a fundição onde os tipos eram fundidos a partir de metal líquido. São armazenadas em ficheiros onde são descritas as suas caracteristicas, a serem visualizadas no ecrã e impressas. Assim, dizemos tipo Garamond, tipo Arial, tipo Baskerville, tipo redondo ou tipo itálico.
A combinação de fontes em vários styles, portanto de desenhos em vários cortes e pesos, dá origem a uma família de fontes.

Famílias tipográficas:  designa-se por um agrupamento de caracteres cujos traços são semelhentes, ou seja, com características e detalhes que se repetem por todos eles. as famílias tipográficas também se designam por um conjunto de fontes baseadas no mesmo desenho, mas cujos membros variam em peso,  corte. Uma família de fontes pode incluir pesos Light, Book, Demi, Bold e Ultrabold. Pode incluir os cortes Regular, Small Caps e Italic. E pode ter formas  condensadas (Condensed) e expandidas (Extended).

Fontes com ou sem serifa: as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
Tipos de fonte bitmapped e escaladas: as fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho especificos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbola.
Fontes escaladas (TYPE1, TRUE TYPE, OPEN TYPE). As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser intrepertadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tabela ASCII
American Standard Code for Information Interchange (ASCII), que em português significa "Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informação"). É usada pela maior parte da industria de computadores para a troca de informações. Cada caracter é representado por um código de 8 bits (um byte). Como os computadores lidam apenas com números, um código ASCII é a representação numérica dos caracteres.
Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamento de comunicações, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Estes dispositivos só percebem números, sendo assim um código ASCII é uma representação numérica de um carácter, tal como um 'a' ou um 't'. A maioria dos actuais esquemas de codificação modernos, com suporte para muitos caracteres, tiveram origem no código ASCII.

Formas de representação de caracteres:

 Recurrendo aos diferentes endereços  podemos representar texto e imagens através de caracteres da tabela ASCII.  












segunda-feira, 8 de novembro de 2010



Recursos de hardware

Dispositivo de entrada- são dispositivos que fornecem dados para operações num programa, também chamados de unidades de entrada (no inglês input/output - entrada/saída). Um dispositivo de entrada permite a comunicação no sentido do utilizador para o computador. Também são todos os dispositivos que fornecem informação ao computador.
Permite a comunicação do usuário com o computador. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: Teclado, rato, scanner, etc.

Scanner

Dispositivos de saída- São dispositivos que canalizam a informação do interior do computador para o seu exterior. A acção destes dispositivos pode envolver a conversão da informação digital, proveniente do computador, para um outro formato. Ou seja, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador.
Ex: auscultadores, monitor, impressora, plotters.

     Monitor
Plotter


Dipositivos de entrada/saída-  Permitem que o utilizador envie informação para o computador e que o computador envie informação para o utilizador. 

                                 Modem                                                         Placa de som

Dispositivos de armazenamento- são usados nos computadores para fornecer os dados. O computador tem muitos tipos de dispositivos de armazenamento de dados,  alguns deles podem ser classificados como os Dispositivos de Armazenamento de dados removíveis e os outros como não removíveis. Os Dispositivos de Armazenamento de dados vêm para muitos tamanhos e formas.



Síntese:

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Representação digital

   - Grandezas Informáticas:
Por causa do surgimento destas novas tecnologias, foi preciso criar um sistema que unificasse todas as unidades usadas. Assim todos poderiam falar a mesma língua. Foi por isso que as unidades utilizadas na informática também ganharam um lugar no Sistema Internacional de Unidades. 

 

 


    - Código Binário/Decimal:  
O computador utiliza uma representação binária para fazer o armazenamento e manipulação dos dados.  Qualquer informação ou dado dentro de um computador é representado em números binários (zeros ou uns). Eles são a menor unidade de informação possível de ser representada digitalmente.
Para facilitar o processamento e gerenciamento dos dados, eles são agrupados em bytes (conjunto de 8 bits).
Para melhor compreender a aritmética de números binários, basta fazer todas as combinações possíveis destes 8 bits.
00000000 = 0
00000001 = 1
00000010 = 2
00000011 = 3
00000100 = 4
....
11111111 = 255 = 128+64+32+16+8+4+2+1
Para representar, por exemplo, o número 9 em linguagem binária segue-se os seguintes passos:
    1- Dividimos o número 9 por 2 até que o quociente seja 1;

image
   2- Efectuamos a leituras dos 0 e 1 ao contrário como o representado na figura;

image
  3- Está efectuada a leitura sendo que o número 9 se representa por 1001 na linguagem binária.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ainda sobre a Inteligência Artificial:

"Existem dois pontos de partida para definir a Inteligência artificial - sonho e tecnologia."    Terry Winograd

"...sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"  António Gedeão in a Pedra Filosofal


Tudo o que temos hoje em dia deve-se a um rápido avanço da tecnologia. O sonho, o pensamento e o raciocínio do Homem, levam a que este adquira cada vez mais conhecimentos. Todos estes "saberes" levam ao desenvolvimento de novas tecnologias, capazes de realizar acções impenssáveis até há muito poucos anos. Por isso, através do raciocínio do Homem o mundo pula, avança e até voa até  Lua. (1969- Chegada do Homem à Lua: "Um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a humanidade").

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Conceito de multimédia:

Consiste na utilização de diversos meios para a divulgação da mensagem. A origem da palavra multimédia tem duas partes:
- multi, que significa muitos ou numeroso;
-média, quer dizer meio ou centro.
Actualmente este conceito é utilizado em muitos contextos como:
    Rede multimédia;
    Tecnologia multimédia;
    Produto multimédia;
    Serviço multimédia.
Outro conceito de multimédia é, a utilização diversificada de meios como por exemplo, textos, gráficos, imagens, etc. Sendo estes processados e armazenados por computador para depois virem a ser transmitidos.

Tipos de média:

 (1)quanto à sua natureza espácio-temporal:

Estáticos (discretos ou espaciais)- são constituídos por elementos de informação independentes do tempo , que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto, modelos gráficos ou conjuntos de pixeis. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado. Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o aspecto que importa considerar.
O texto é a forma mais utilizada de divulgação de informação em diversos meios e formatos. Os gráficos e as imagens são respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático.
Dinâmicos (contínuos ou temporais) - incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação pretende uma reprodução contínua a  longo do tempo. Ou seja, o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo dinâmico for modificada, o significado do conteúdo pertencente a um dos tipos de media dinâmicos também se altera. Podemos concluir que o tempo faz parte da sua semântica.
Quando se apresenta uma sucessão de imagens ou de modelos gráficos no ecrã, cria-se a impressão de movimento. Por isso, também é comum identificar os tipos de media dinâmicos utilizando, respectivamente, as designações de imagens em movimento para vídeo digital e gráficos em movimento para animação. O aúdio corresponde a uma reprodução electrónica do som nos formatos analógico e digital.

 (2)quanto à sua origem:

Capturados-  resultam do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo,os scanners as câmaras digitais e os microfones, e de software específico. Ex: Imagens, vídeo e áudio.

Sintetizados-  são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos. Ex: Texto, gráficos e animação. Mas, na prática, este esquema encontra-se desfasado da realidade pois o áudio e a imagem podem ser sintetizados por computador com as tecnologias actuais e o texto pode ser capturado do mundo real através de dispositivos de reconhecimento óptico de caracteres (OCR).


Modos de divulgação de conteúdos multimédia (forma como são distribuidos os conteúdos multimédia)

        Online-  Possibilidade de usar imediatamente os conteúdos multimédia, através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes. Esta pode ser efectuada através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes, tal como a World Wide Web.

        Offline-  A divulgação de conteúdos multimédia Offline é feita através de unidades de armazenamento maioritariamente do tipo digital. No caso da divulgação de conteúdos Offline os suportes que são utilizados na grande maioria das vezes são os CD's e DVD's.