segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Importância da Ergonomia nos dias de hoje


Graças ao desenvolvimento de dipositivos cada vez mais adaptados ao utilizador e às funções que ele desempenha a Ergonomia tem contribuido para um maior conforto de quem utiliza, neste caso, sistemas informáticos. Assim, consegue-se evitar situação de mal-estar e desconforto do utilizador.
Segundo Wisner a Ergonomia é: "Um conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência".

A Ergonomia tem vindo a aumentar o seu ramo de actuação ao longo dos anos. Com o enorme desenvolvimento dos Sistemas de Informação, começa também a haver uma enorme necessidade de tornar esses sistemas mais acessíveis e usáveis.
Actualmente, são desempenhadas muitas funções no trabalho ou mesmo em escolas no computador. Por vezes o utilizador pode passar horas em frente a este aparelho e sempre na mesma posição. Os riscos para a saúde são enormes, como por exemplo:
-dores na coluna:  Quando estamos sentados, os discos intravertebrais – responsáveis pelo amortecimento do impacto dos movimentos- ficam muito pressionados, causado inflamação nos nervos e, por isso, a dor nas costas e o desvio postural. Eventualmente, isso pode levar a problemas mais sérios como a hérnia de disco. Com o passar do tempo, os nossos tendões ficam naturalmente mais curtos. Porém, para aquelas pessoas que passam muito tempo sentadas, esse encurtamento acontece mais cedo. Mais um motivo para as dores aparecerem, tornando-se assim necessário manter uma portura correcta.
-circulação sanguínea comprometida:Além da coluna, problemas circulatórios sérios podem ocorrer. Quando estamos sentados, há uma compressão de todos os vasos sanguíneos. O sangue não circula de forma correcta logo há dificuldade de oxigenação do corpo. O cansaço e a fadiga podem também ficar acentuados com a má circulação sanguínea.
-obesidade:Quando não nos movimentamos muito, o metabolismo fica mais lento e a queima calórica é mais baixa. Isto associado a outros fatores, como a falta de exercício físico pode levar ao aumento de peso e, mais gravemente, a obesidade.


Por todos estes riscos para a saúde, torna-se extremamente necessário para a saúde o desenvolvimento da ergonomia, ou seja, o desemvolvimento de aparelhos que permitam um maior bem-estar ao utilizador apesar do elevado número de horas passadas ao computador.