terça-feira, 19 de outubro de 2010

Conceito de multimédia:

Consiste na utilização de diversos meios para a divulgação da mensagem. A origem da palavra multimédia tem duas partes:
- multi, que significa muitos ou numeroso;
-média, quer dizer meio ou centro.
Actualmente este conceito é utilizado em muitos contextos como:
    Rede multimédia;
    Tecnologia multimédia;
    Produto multimédia;
    Serviço multimédia.
Outro conceito de multimédia é, a utilização diversificada de meios como por exemplo, textos, gráficos, imagens, etc. Sendo estes processados e armazenados por computador para depois virem a ser transmitidos.

Tipos de média:

 (1)quanto à sua natureza espácio-temporal:

Estáticos (discretos ou espaciais)- são constituídos por elementos de informação independentes do tempo , que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto, modelos gráficos ou conjuntos de pixeis. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado. Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o aspecto que importa considerar.
O texto é a forma mais utilizada de divulgação de informação em diversos meios e formatos. Os gráficos e as imagens são respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático.
Dinâmicos (contínuos ou temporais) - incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação pretende uma reprodução contínua a  longo do tempo. Ou seja, o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo dinâmico for modificada, o significado do conteúdo pertencente a um dos tipos de media dinâmicos também se altera. Podemos concluir que o tempo faz parte da sua semântica.
Quando se apresenta uma sucessão de imagens ou de modelos gráficos no ecrã, cria-se a impressão de movimento. Por isso, também é comum identificar os tipos de media dinâmicos utilizando, respectivamente, as designações de imagens em movimento para vídeo digital e gráficos em movimento para animação. O aúdio corresponde a uma reprodução electrónica do som nos formatos analógico e digital.

 (2)quanto à sua origem:

Capturados-  resultam do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo,os scanners as câmaras digitais e os microfones, e de software específico. Ex: Imagens, vídeo e áudio.

Sintetizados-  são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos. Ex: Texto, gráficos e animação. Mas, na prática, este esquema encontra-se desfasado da realidade pois o áudio e a imagem podem ser sintetizados por computador com as tecnologias actuais e o texto pode ser capturado do mundo real através de dispositivos de reconhecimento óptico de caracteres (OCR).


Modos de divulgação de conteúdos multimédia (forma como são distribuidos os conteúdos multimédia)

        Online-  Possibilidade de usar imediatamente os conteúdos multimédia, através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes. Esta pode ser efectuada através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes, tal como a World Wide Web.

        Offline-  A divulgação de conteúdos multimédia Offline é feita através de unidades de armazenamento maioritariamente do tipo digital. No caso da divulgação de conteúdos Offline os suportes que são utilizados na grande maioria das vezes são os CD's e DVD's.