terça-feira, 17 de maio de 2011

Programação: arte de fazer com que o computador faça exactamente o que desejamos que ele faça. Consiste em enviar uma sequência de comandos para um computador por forma a atingir um determinado objectivo ou que o computador execute uma determinada função.


Linguagem de Programação: permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai actuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais as acções  que devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
Linguagem máquina: linguagem utilizada pelo processador chama-se linguagem máquina.  Esta linguagem é composta somente por números, representados de forma binária, que, sob o ponto de vista do computador, representam as operações que serão usadas no processamento do programa.

Linguagem Assembly:  é considerada de baixo nível. Isto não significa que seja menos importante ou eficiente que uma linguagem chamada de alto nível: são apenas modos diferentes de se programar e níveis diferentes de actuação. Com o objectivo de tornar mais fácil a programação sem perder o controle do hardware muitos programadores utilizam esta  linguagem. A linguagem Assembly é constituída por um conjunto de instruções simbólicas que são mapeadas directamente para linguagem máquina usando assemblers. Os assemblers traduzem, uma a uma, as instruções da linguagem Assembly em instruções da linguagem máquina.


Linguagem de Alto Nível: linguagem de alto nível está muito mais próxima do programador do que do dispositivo, ou seja, é uma linguagem muito mais intuitiva.
Esta linguagem permite ao programador esquecer-se completamente do funcionamento interno da(s) máquina(s). Somente necessita de um tradutor que entenda o código fonte como as características da máquina.

Gerações da linguagem de programação:
Primeira : Linguagem máquina.
Segunda: Foram criadas as primeiras linguagens assembler.
Terceira: Criam-se as primeiras linguagens de alto nível. Ex: C, Pascal, Cobol…
Quarta: Desenvolveram-se linguagens capazes de gerar código por si só, são os chamados RAD, com o qual pode-se realizar aplicações sem ser um expert na linguagem. Ex: Visual, Natural Adabes…
Quinta: Encontram as linguagens orientadas à inteligência artificial. Estas linguagens ainda estão pouco desenvolvidas. Ex: LISP

Algoritmo vs. Programa

Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato ou seja, um programa é um algoritmo concretizado. No entanto, os programas são, à excepção dos menores, visualizados mais facilmente como uma colecção de algoritmos menores combinados de um modo único (da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes).