quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Biometria: [bio (vida) + metria (medida)]

A Biometria consiste no estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos.
Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Esta área tem diversas funcionalidades como por exemplo: identificação criminal, controlo do ponto, controlo de acessos, assistência dos refugiados, controlo de passaporte, pagamento de bens e serviços, etc.
Os sistemas biometricos podem basear o seu funcionamento em características das diversas partes do corpo humano por exemplo: a palma da mão, os olhos, as impressões digitais dos dedos, etc. Para que os sistemas sejam fiáveis a biometria é fundamentada em que cada indivíduo é único e possui características físicas e de comportamento distintas.
 As principais tècnicas de identificação biométrica são:
-identificação da face;(1)
-impressão digital;(2)
-impressão palma da mão;
-retina; (3)
-íris;(4)
-voz;
-veias;
-geometria das mãos;
-DNA;
-forma das orelhas;
-odor;
-unhas;
-geometria dos dedos;

(1) Impressão da face:

A autenticação é realizada através de uma câmera digital, que captura as características da face e da sua estrutura óssea.


(2) Impressão digital:

A impressão digital é composta por vários sulcos, que na sua formação apresentam
diferenças chamadas de pontos de minúcias, ou seja, aquelas partes em que os sulcos se dividem (vales) ou onde terminam abruptamente (terminação). Cada ponto tem características únicas que podem ser medidas. 
Ao compararmos duas impressões digitais podemos determinar seguramente se pertencem a pessoas distintas ou não.
Os leitores biométricos são capazes de identificar mais de 40 minúcias de uma
impressão digital.

(3) Retina:
A biometria da retina é baseada na análise da camada dos vasos sanguíneos no fundo dos olhos. impossível de ser adulterada devido a uma forte relação com os sinais vitais humanos.  
É uma técnica de muita precisão e praticamente impossível de ser adulterada devido a forte relação com os sinais vitais humanos.   
O uso de óculos, por exemplo, pode dificultar este processo de reconhecimento.
                                                   
(4) Íris:
Baseada nos anéis coloridos do tecido que circunda a pupila, é considerada a menos
intrusiva das tecnologias que envolvem o uso dos olhos para identificação, pois não
requer um contacto muito próximo com o dispositivo de leitura como no caso da retina. Não é necessário retirar os óculos para fazer a leitura da íris.

Robótica:

O objectivo da robótica é a automatização de tarefas que podem ser executadas pelo homem. Por sua vez, a palavra robot deriva do checo e significa trabalho forçado. De uma forma simplista, um robot é uma máquina capaz de acções independentes. Realiza uma dada tarefa sem ser continuamente supervisionado por um operador humano, em contraste com uma máquina comandada à distância que necessita de alguém para controlar o seu movimento.